sexta-feira, 3 de outubro de 2008

BAILE DE POSSE DA NOVA PATRONAGEM

No dia 18 de outubro de 2008
Horário: às 20 h
Cardápio: Strogonoff, arroz, saladas, polenta, etc...
Baile: Grupo Boleadeira.
Valor: R$ 15,00 com janta
R$ 10,00 só o baile
Local: CTG Roda de Chimarrão (Estrada da Serraria, 1835 - Bairro Esp.Santo - Zona Sul). Informações pelo fone: (51) 9834.4041.

AS ANITAS DOS TEMPOS MODERNOS

Estar a frente de uma entidade tradicionalista hoje em dia, ao contrário do que se pensa, é uma tarefa nada fácil. É uma tarefa para valentes, idealistas e apaixonados pela tradição do nosso Rio Grande.

Sendo uma mulher a tarefa torna-se ainda mais desafiadora, pois nossa cultura foi construída sob a égide da visão "masculina", em detrimento de toda a contribuição histórica das mulheres que ajudaram a construir este Estado cotidianamente. Mas isto está mudando, felizmente.

O CTG Roda da Chimarrão, situado na zona sul de Porto Alegre, acaba de eleger uma patronagem, exclusivamente de mulheres, que tem dado o que comentar. Mas também tem feito um lindo trabalho de resgate da entidade.

A nova patronagem é composta por: Patroa: Francisca de Campos Velho Reschke; 1ª Capataz, Ana Paula Pereira Bastos; 2ªCapataz, Maria Eliane da Silva, que deverão conduzir a entidade pelo próximo período, visando ampliar cada vez mais o culto pela tradição e pelos valores do Rio Grande do Sul.

As Anitas, Caetanas, Bibianas, Anas Terra e Anahys que povoam o imaginário do nosso povo, são exemplos a serem seguidos, são molas propulsoras da tradição gaúcha e enchem o galpão com seu espírito guerreiro. E, em conjunto com todos aqueles que fazem parte da família do CTG Roda de Chimarrão, a Anitas da nova patronagem, assumiram o desafio de não deixar morrer a sua história e a história do CTG.

Como numa família tanto os homens, quanto as mulheres são esteios importantes. No tradicionalismo, deve ser da mesma forma, o equilíbrio entre ambos é fundamental para semear os valores do gauchismo.