terça-feira, 20 de setembro de 2011

Receitinha boa

Olha o pão quentinho saindo!

No CTG Laços da Querência, do Clube do Professor Gaúcho, o pão caseiro já virou tradição. Todos os anos, os integrantes montam um forno de barro no piquete e preparam a iguaria de forma artesanal.

A titular da cozinha é a aposentada Zeli Castro, 63 anos. Ela conta com a ajuda do amigo Silvio Fioravanti, 62 anos, para quem ensinou todos os segredos da receita. Quando os dois se juntam para preparar a massa, ninguém resiste. O cheiro do pão fresco se espalha pelo parque todos os dias. Uma delícia!

Para quem quiser tentar fazer em casa, Zeli e Silvio mandam a receita. Aí vai:

Ingredientes para dois pães:

1kg de farinha

1 pacote de fermento biológico

1 colher de sopa de sal

2 ovos

meia xícara de azeite

meia xícara de açúcar

água (em quantidade suficiente para deixar a massa macia)


Modo de preparo:

Misture tudo e amasse bem até ficar uma massa homogênea. Deixe crescer por cerca de uma hora. Depois, sove mais um pouco e coloque nas formas. Deixe descansar e leve ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 180°C. Deixe assar de 30 a 40 minutos. E está pronto!

Share

Um comentário:

Paula Morais disse...

Olá. Adorei o seu blog. Sou filha de gaúcho e tenho me apaixonado pelo tradicionalismo campeiro desses teus pampas. Nasci no Paraná, e estou me formando em um curso de dança gaúcha, para iniciar no CTG na próxima invernada. Sei que vou aprender muito contigo, serei uma seguidora!